CONCEPÇÃO DA PREPARAÇÃO

O C Prep MAUSS visa auxiliar o aluno na preparação para as provas do Concurso de Admissão (CA) à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
         O que é o Concurso de Admissão ?
         É um conjunto de duas provas que abrangem as disciplinas de geografia, história e história militar realizadas em dias alternados, normalmente no mês de maio do ano em curso. Cada uma tem uma duração aproximada de 240 minutos e são constituídas de duas ou três questões com nível de desempenho (ND) diferente, onde o candidato vai comprovar que domina determinados assuntos importantes para a carreira de oficial de estado-maior e que consegue expressá-los de maneira clara e coerente. por intermédio de uma redação.
          Portanto, além do conhecimento dos assuntos das disciplinas o candidato deverá revelar adequada capacidade para abordá-los (Método), bem como colocá-los no papel de forma coerente, pois será julgado pelo que escreveu.
          Desta forma, o concurso de admissão exige uma solução das questões por ESCRITO, onde há necessidade de revelar conhecimento dos assuntos, capacidade de expressão escrita e domínio do método, atividades que se constituem inteiramente novas para as quais a maioria não está adequadamente preparado.
          Assim, algumas posturas positivas sobressaem e são ferramentas fundamentais que devem ser desenvolvidas ao longo da preparação: CONHECIMENTO, MÉTODO, EXPRESSÃO ESCRITA, adequado treinamento e muita dedicação e perseverança, que resultarão na aprovação.
         Numa 1ª fase de 15 (quinze) semanas é feita uma passada em TODAS as unidades didáticas (UD) das disciplinas e a cada semana o aluno soluciona duas questões do Simulado (Sml), que são corrigidas, além de interpretar e esquematizar outras duas da Prova de Treinamento (PT) as quais tem disponibilizado o barema. Este período visa possibilitar ao aluno um estudo sumário dos assuntos, conhecer e assimilar a metodologia para solução de questões e aprimorar a expressão escrita.
          Nas 9 (nove) semanas da 2ª fase o aluno soluciona as provas do Programa Expedito de Preparação (PEP), que é orientado pelo CPCAEM e são corrigidas pelo Curso, que continua a distribuir as Provas de Treinamento, que visam adestrar na interpretação e na esquematização com a disponibilização do barema . Nesta etapa o objetivo é consolidar a metodologia, ou seja, uma forma de solucionar as questões, identificar as idéias mais importantes dos assuntos e continuar o aperfeiçoamento da expressão escrita.
          Na 3ª fase, normalmente são 4 (quatro) semanas,  já de posse da Ficha de Orientação Geral (FOG) do concurso de admissão (CA), investe-se somente naqueles assuntos que serão avaliados nas provas do CA. Nesta são realizados simulados todas 4ª  feira e sábado, sendo que nas , , e 6ª feiras são disponibilizados provas de treinamento para a prática da interpretação e esquematização com os baremas disponibilizados. Fruto da análise dos artigos contidos no EBAula, cruzados com as questões das Av PEP e das Av CPCAEM e com a FOG do CA são selecionadas as questões desta 3ª fase. Neste último período da preparação visa-se levantar o máximo de idéias sobre os assuntos, classificando-as por ordem de importância, preparar possíveis introduções, identificar idéias conclusivas, discutir variantes na solução das questões, consolidar a metodologia e a expressão escrita.
          A CORREÇÃO dos simulados e/ou Av PEP é realizada no corpo da solução impressa, que foi enviada até o domingo à noite escaneada pelo aluno, seja via e-mail ou WhatsApp, onde postamos nossas observações sobre os tres parâmetros (conhecimento, método e expressão escrita).
          A REMESSA corrigida é acompanhada de uma Ficha como o resultado. Também um vídeo áudio comentando nossas considerações efetuadas em cada questão, visando facilitar a compreensão e assimilação. À medida que a correção está pronta devolvemos aos alunos as duas questões, que acontece a partir de terça-feira. Aqueles que porventura não puderam solucionar a prova também recebem um vídeo áudio explicando como seria a interpretação, esquematização e os detalhes da solução de cada questão.
          Todos tem acesso a RETAP (Retificação de Aprendizagem) que é um documento onde consta as etapas da interpretação e esquematização, além dos fundamentos previstos para aquela ND e uma parte com as IDEIAS que respondem aos pedidos resumidas.
          Por último, nada disso funcionará se o interessado em ser aprovado não encarar com seriedade, dedicação, perseverança e decisão esta longa caminhada.

Curso de preparação à ECEME